segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Famílias do Buiuçu reclamam de não serem beneficiadas com água do poço artesiano

Jocimara  e sua família se sente excluída por não ter em casa água encanada


Moradores da comunidade Buiuçu, pertencente a Agrovila do Caburi, reclamam que somente 62% das residências (17 famílias), foram beneficiadas com o serviço de bombeamento de água. Outro problema no local é quanto a Escola Municipal Gláucio Gonçalves, que segundo eles, está “caindo aos pedaços” e no período escolar oferece risco aos estudantes. “Há alguns meses quando a prefeitura inaugurou o poço artesiano na comunidade, anunciou nas rádios que todas as famílias do Buiuçu foram beneficiadas. Mentira. A minha família e outras nove que moram mais distante do igarapé, foram excluídas desse beneficio. Todo dia a gente tem carregar água em latas e baldes, para tomar banho, fazer comida e beber. Ele só beneficiou as famílias que moram mais próximas do igarapé”, declarou Jocimara S. Oliveira, 26.


A moradora ressalta que no dia da inauguração do poço, questionou do prefeito por que ela os demais não tinham sido beneficiados e foi destratada. “Ele disse que se desse cano pra uns, iria faltar pra outros e que já estava fazendo muito porque a gente não tinha votado nele, e que a administração passada nem isso tinha feito. Achei um absurdo, se a gente votou nele ou não, isso não interessa agora ele é prefeito e tem que olhar pra todos. Carbrás adora citar a administração passada que não fez isso, aquilo, mas essa já era, o que interessa é essa Parintins que o ele diz que é dos sonhos, mas que tá mais pra tristeza. Enquanto gastaram mais de R$ 30 mil com árvore de natal, e mais e mais dinheiro em festas, estamos sofrendo, passamos um natal triste”. A área da comunidade onde Jocimara e outras famílias não têm água encanada, também não foi beneficiada com o Programa Luz Para Todos e reclama. “No período da enchente parece que nossa área vai ser atendida pelo “Luz Para Todos”. Chorei tanto de ver as pessoas usando a água encanada e eu carregando em baldes. É muito triste essa situação, as pessoas ficam criticando, do lado que a gente mora chamam de interior, porque não tem água e luz, e do deles chamam de cidade”.


“Escola”
  
Segundo outra moradora que pediu para ter o nome preservado, a Escola Municipal Gláucio Gonçalves, onde estudam 23 crianças está em situação precária. “Desde o mandato do ex-prefeito Enéas Gonçalves, as crianças estudam no mesmo local que fazem a merenda, todas amontoadas. Os morcegos tomam conta da escola, as crianças correm risco de pegar alguma doença, e o piso está todo esburacado”, relatou. Segundo ela, procuraram o Secretário de Educação do Município, mas as respostas não foram boas. “Ele disse que só o prefeito poderia ajudar. O Alexandre falou que o máximo que poderia fazer era tampar os buracos, mais nem isso fez, não deu mais as caras no Buiuçu. Quando as crianças vão estudar é aquele sofrimento. Preferiram ajudar o salão de festa da comunidade que tá uma beleza, enquanto a escola está “caindo aos pedaços” e nossos filhos não têm um local digno para estudar, na verdade aquilo não é escola, é um barracão”. A reportagem tentou contato com o prefeito Alexandre da Carbrás, mas as chamadas foram ignoradas.


Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário