quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ceti quer transformar fanfarra em banda marcial


            A fanfarra Águias do Norte formado este ano conta com cem componentes (foto: Geandro Soares)

 O Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) tem o projeto de transformar a fanfarra Águias do Norte, do educandário, em banda marcial. O anúncio foi feito pela gestora do educandário, Francemere Bulcão. A fanfarra Águias do Norte se apresentou em público pela primeira vez dia 05 de setembro, em Parintins, no desfile do dia da elevação do Amazonas a categoria de Província. O grupo criado este ano, conta com cem componentes. 
“Banda marcial, são grupos de músicos instrumentais que geralmente se apresentam ao ar livre, mais comum nos Estados Unidos e Europa, geralmente utilizam duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão, mais caros e elaborados. A música tem um ritmo forte, adequado à marcha. Além dos desfiles tradicionais, muitas bandas se apresentam em eventos especiais ou em competições”, relatou Francemere.
A gestora ressalta que já tinha experiência positiva com fanfarras em Manaus, e em dezembro de 2012 quando chegou em Parintins, pensou em um projeto que o Ceti pudesse melhorar. “O primeiro deles foi a fanfarra, porque nela os alunos criam disciplina e aprendem a trabalhar em equipe. Solicitamos da Seduc os equipamentos e instrumentos, respondemos um questionário e fomos agraciados. Trouxemos um instrutor de Manaus para estruturar a fanfarra, treinando as crianças do zero, com o tempo foram aprendendo e agora estão excelentes”.

Integrantes

De acordo com a gestora, a fanfarra possui couro musical, balizas, corpo coreográfico, linha de frente e os ensaios são diários. “A nossa fanfarra poderia se apresentar dia 05 de setembro em Manaus e não ia fazer feio. No desfile uma pessoa falou que a fanfarra está com cara de capital. Os integrantes saíram aplaudidíssimos, tocaram para todas as escolas tantos estaduais como municipais até o final, foram guerreiros”.
O projeto para 2014 é transformar a fanfarra Águia do Norte em Banda Marcial Águias do Norte. “Escolhemos esse nome porque é algo que levanta voo, uma homenagem a Parintins, porque águia é o símbolo da cidade, a visão longe que essa escola está tendo. Pensamos em fevereiro algo que íamos executar em setembro”, conclui Francimere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário