sexta-feira, 22 de junho de 2012

Com a descida das águas ruas que foram alagadas ficam esburacadas


                                  Rua Paraíba - Itaúna I

Com o início da vazante, ruas da cidade já não estão mais alagadas, e as pessoas tentam voltar à rotina. Mesmo não superando a cheia de 2009, estabelecimentos tiveram que fechar as portas durante o período da enchente sofrendo prejuízos. A preocupação agora é com as consequências ocasionadas no período da vazante. Crateras se formaram nas ruas atingidas, assim como, casos de viroses e outras doenças provenientes de contaminação são maiores após as enchentes.

Sem saída

Dona Glaucy Guerreiro, moradora da Rua Paraíba, Bairro Itaúna I, umas das ruas mais afetadas, disse que durante a cheia ficou ilhada. “Durante a enchente nós ficamos sem saída aqui, mesmo assim não tivemos ajuda de ninguém, além do rancho e os 400 reais do SOS Enchente. Não fizeram passarela para a gente passar. Agora a Rua ficou com bastante buraco um perto do outro e muita lama. Fiz um apelo pro prefeito mandar fazer um aterro, porque pode acontecer acidente. Uma agente de saúde veio aqui, mas eu acho muito devagar a campanha deles, estamos mais sujeitos a doenças com a pós-enchente”, relata. Os estabelecimentos da Rua Paraíba já estão funcionando e no trecho entre os Bairros Emílio Moreira e Itaúna I veículos já podem trafegar, desafogando o trânsito na Ponte Amazonino Mendes.

Precauções

O Dr. Romualdo Correa alerta a população a ferver a água mesmo que ela aparente estar boa. “É muito importante as pessoas terem medidas de higiene. Em Parintins viroses é rotina, diarréia, vômito, mialgia (dores no corpo) febre. Mas agora a tendência infelizmente é piorar a situação”, declara o médico. Só no Hospital Padre Colombo são atendidas em média cerca de 60 pessoas diariamente com virose, doença que afeta o sistema digestivo.
O subsecretario de obras do município, Lázaro Ferreira, disse que estão aguardando a chegada do asfalto para retomar a operação tapa buraco para recuperação dos trechos onde se formaram crateras. “Acredito que por toda essa semana deve estar chegando às carretas com o asfalto. O prefeito estar em Manaus tentando viabilizar imediatamente. A operação deve retornar segunda feira, com certeza vamos corrigir essas crateras. São situações procedentes da subida das águas, uma questão natural, a prefeitura tá enfrentando e vamos resolver”, diz Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário