segunda-feira, 11 de junho de 2012

Escolhida a tela do 47º Festival Folclórico


   Consciência Universal é a vencedora do 22º Concurso de Telas

Com 97,2 pontos, a tela Consciência Universal de Marlon Brandão Presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP) venceu o Concurso de telas do 47º Festival Folclórico. Esse ano aconteceu a 22ª edição do concurso realizado sexta feira, 08. As 36 telas que concorreram ficaram expostas ao público no prédio do Porto Fluvial de Parintins. Cinco jurados julgaram as obras.
O Segundo lugar foi para Estevão Gomes com 97,0 pontos e o terceiro com Mateus Pereira com 96,9 pontos. “Pelo incrível que pareça fiz minha tela em apenas quatro dias dias. A minha tela se chama consciência universal pela questão do meio ambiente. Tentei repassar não só a expressão do mundo que está passando por muitas dificuldades, enchente, poluição, mais uma visão indígena”, relata Marlon Brandão.
Para o Secretário de Cultura do Município Karú Carvalho os artistas de Parintins buscam o novo. “A AAPP está de parabéns junto com a Prefeitura, Secretaria de Cultura, aos jurados que souberam escolher. Não é fácil, porque tem muito número de telas maravilhosas, mas tenho certeza que fizeram uma boa avaliação. Parabéns ao Marlon que ganhou e a todos que participaram”, disse. Dia 20 é a abertura do 47º Festival Folclórico com danças e quadrilhas, e dia 24 com os bois mirins.

Polêmica: Artista discorda de resultado do 22º Concurso de Telas

O artista plástico João Evangelista que participou do concurso para escolher a tela do 47º Festival Folclórico, desabafou e disse que o resultado foi injusto. “É uma sacanagem que esse Presidente covarde da AAPP, Marlon Brandão fez, primeiro porque ele tem uma equipe para pintar os quadros, e todos foram premiados. Nós artistas não temos mais valor, só perante a justiça. Teve uma reunião para ter 11 jurados no Concurso, e no outro dia foram escolhidos 5”.
Evangelista diz ser um artista nato e relata que a situação de muitos colegas é difícil. “Desculpe-me aos professores que foram jurados, mas não conhecem arte, eu conheço, sou um profissional. Essa manifestação falo por meus colegas que não tem coragem por medo de represália. Todo artista plástico é polêmico, para entender só um louco. Nos dois bois tem artista ganhando mil reais em 6 meses, passando fome, necessidade. Parintins não é só da Amazônia, Parintins é do mundo. Temos que nos unir para colocar a frente da Associação uma pessoa de caráter”, desabafa.
Marlon Brandão se defende e diz que Evangelista não agiu de forma correta. “Ás vezes o artista é tomado pela emoção. Acho que foi antiético o que ele fez, mesmo se fosse outros jurados acho que o resultado não seria diferente. Você não pode colocar qualquer coisa que não esteja inserido no festival. Ele pecou nesse sentido, atacou sócios, Prefeito, Secretaria de Cultura, foi lamentável porque foi um dos melhores concursos de tela. No regulamento não consta que o presidente é impedido de participar, outros já participaram, é o segundo ano que eu ganho”.

Um comentário: