quarta-feira, 7 de março de 2012

Nível das águas do Rio Amazonas continua se elevando

   Foto: Enchente 2009 (Arquivo do Gazeta)


Registros feitos pela capitania dos portos de Parintins, demonstram que faltam apenas 2 centímetros para que a cota da cheia do Rio Amazonas deste ano, se equipare a enchente de 2009, a maior já registrada em todos os tempos no Estado.
Dados da Capitania, do dia 4, informou ao Gazeta Parintins que o nível do Rio Amazonas registrava 7,26 metros. O nível no mesmo período de 2009, era de 7,28 metros.  O que preocupou Sebastião Luiz da Cunha Teixeira, Coordenador da Defesa Civil do Município que diz “faltam apenas, 2 centímetros para que o nível do Rio Amazonas alcance o nível do mesmo período de 2009. 
“O Rio Amazonas está enchendo 6 centímetros ao dia em média, 2 a mais  que a média do mesmo período de 2009, que enchia 4 centímetros diários. O pico máximo da cheia de 2009 foi de 9,38, no dia 17 de junho. Se a média continuar, a enchente deste ano pode ultrapassar a de 2009, que causou muitos prejuízos. Muitos produtores e pecuaristas também perdas”, diz Teixeira preocupado.
Em 2009 mais de 6 mil famílias foram atingidas pela cheia dos rios no município, por isso, a Defesa Civil juntamente com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Idam e Sepror, desde o mês passado está orientando e cadastrando os ribeirinhos no sentido de evitar prejuízos maiores, e para que eles sejam removidos e alocados em um ambiente seguro, até que as águas baixem.

   Foto: Enchente 2009 (Arquivo do Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário