quinta-feira, 26 de abril de 2012

Delegado diz que Lei beneficia criminosos


O Delegado Ivo Cunha, da 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins, após a desarticulação de uma boca de fumo, desabafou e diz que as leis no país são brandas, e delinquentes agem sem medo de cometer crimes. Ele diz que lamenta o que está na lei, porque ao mesmo tempo em que pune com rigor o traficante, beneficia quem sustenta o tráfico, e o viciado deveria ter uma contrapartida como em outros países, já que a droga não é liberada, deveria punir os dois lados.
No Brasil, com a nova Lei Federal nº. 11.343/06 sobre as drogas, trouxe inovações importantes sobre as figuras típicas do usuário e traficante, pois, quem adquire, guarda, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal,  sem autorização ou desacordo com determinação legal ou regulamentar, será penalizado. Para esses crimes as penas variam entre: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; medida educativa, e comparecimento a programa ou curso educativo. A lei divide opiniões, e muitos acreditam que viciado e traficante deveriam ser punidos da mesma forma.
Cunha frisa que o lucro do tráfico é fácil, e pessoas se arriscam para vender drogas. “O viciado é o que furta para adquirir a droga, o que rouba, estupra, mata. Infelizmente quando aprovaram a Lei do entorpecente, liberaram o viciado, fecharam o cerco contra o traficante. Acontece que na nossa cidade tem um número considerável de viciados e sempre vão atrás de drogas, como o lucro é fácil, há quem se arrisque a vender, pois a diária de um serviço braçal é em torno de 30 reais, a gente demora, mas consegue prender porque investigamos tudo”, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário