quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mulheres do Bom Socorro do Zé Açu participam de Curso de Culinária Amazônica



Vinte mulheres da comunidade Bom Socorro do Zé Açu, participam do Curso de Culinária Amazônica, que acontece desde 17 e prossegue até 30 de julho naquela comunidade. O objetivo é orientá-las na criação de pratos típicos que possam ser comercializados aos turistas que visitam o local em períodos festivos ou as praias da região nos finais de semana.
Segundo Luciana Santos ministrante das aulas, o curso acontece em parceria com o Senac e prefeitura de Parintins de segunda a sexta-feira, de 14 às 18hs, e terá duração de 40 horas. “Sabemos que algumas pessoas na região do Zé Açu se dedicam a piscicultura, e é comum as famílias interioranas criarem galinha caipira. O objetivo do curso de culinária é capacitar as mulheres a utilizarem os produtos que são encontrados na própria comunidade e criar os pratos típicos”.

Variedade

Luciana diz que além de peixes e galinha caipira encontrados em abundância na comunidade, há também vários produtos que servem de ingredientes para enriquecer os pratos. “Com a capacitação, essas pessoas utilizam os materiais que muitas vezes estão disponíveis em seus próprios quintais como banana, macaxeira, tucumã, cará e outros cultivados na região e transformar nos pratos que podem ser vendidos aos visitantes e gerar renda para elas”.
De acordo com a professora as alunas confessaram que a partir do curso querem oferecer aos visitantes uma comida verdadeiramente regional, pois, acreditam quando as pessoas vão da cidade para o interior, querem saborear os pratos a base de peixes e galinha caipira. “O mais interessante é ver no rosto delas a felicidade ao descobrirem que podem fazer uma comida gostosa com ingredientes que elas mesmas podem criar ou plantar”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário