quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Asase continua com ações de preservação dos lagos



As ações feitas por moradores da comunidade Parananema que englobam os projetos de preservação da Associação de Sustentabilidade Ambiental Social e Econômica do Parananema, Macurany e Aninga (Asase), e o projeto de conservação Pé de Pincha continuam. No final da tarde de ontem, oito voluntários que estavam na região do Lago do Cará Açu, em contato com a redação do jornal, reafirmaram que vão permanecer na região para combater os ataques de pescadores aos lagos.
Marcelo Farias revela que as ações estão dando resultados e as comunidades Aninga, Parananema e Macurany serão beneficiadas. “Por isso continuamos as ações. Graças a Deus já conseguimos coletar 11 ninhadas e em torno de 230 ovos que foram plantados na área da escola da comunidade, após eclodirem, os filhotes de quelônios serão devolvidos a natureza na soltura que acontece em junho de 2013”.
O voluntário diz que fizeram isso para que os moradores dessas localidades não sejam prejudicados no futuro com a falta de pescado. “Se não fiscalizarmos, todas as espécies serão retiradas daqueles lagos onde alguns anos já não se pegavam mais nada de peixe. Outra, queremos preservar os lagos porque são considerados por nós como um berçário de muitas espécies, principalmente Pirarucu que está correndo risco de extinção”.
Os associados pedem contribuição do Ibama e Sedema nos trabalhos. “Sabemos que estão sem logística, mas se quiserem, podem vir, pois a presença deles iria contribuir muito com nossa luta. Mas independendo disso, o que queremos é continuar nosso trabalho e não vamos desistir da luta para preservar a natureza. A partir de agora, com 12 pessoas que vieram do Macurany para somar com nós, já somos 32 voluntários. As ações vão contribuir para a preservação das espécies e a boa alimentação dos comunitários que não vão passar fome”, finaliza Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário