quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mestrandos defendem dissertações sobre conservação de quelônios na Amazônia



O professor e diretor David Xavier do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), defendeu a dissertação de mestrado sexta-feira (17) com o tema “Educação Científica a partir de atividades de Conservação de Quelônios Amazônicos em Comunidades Ribeirinhas do Baixo Amazonas”. “Agradeço aos moradores do Aninga, Parananema e Macurany pela luta e resistência na defesa dos quelônios amazônicos, construindo trajetória na busca de uma educação plena como condição de vida, com a ciência e seus benefícios a serviços dos homens e mulheres moradores da floresta”, disse David.
Comporam a banca a Dr. Evelyn Lauria, o Pós-Doutor Attico Chassot e o orientador Augusto Fachin Terán, peruano que adotou a Amazônia como residência, emocionado disse ver seu sonho sendo realizado. “Minha maior vontade era que alguém da Amazônia se interessasse pelos estudos de quelônios, acreditamos ser possível à educação científica a partir da prática de conservação”, destacou.

Contribuição

As atividades do projeto Pé de Pincha contribuem para o ensino de ciência, abrindo novas possibilidades de estudar a ciência. Movido por questões científicas o “Pé de Pincha” se constitui em ferramenta para educar e modificar o pensamento do homem diante da caça predatória das espécies. “A partir desse estudo a visão sobre ciência, educação, torna-se mais preparada para debater as questões sobre a Amazônia; meu orientador Dr. Augusto Fachin, vem a anos se dedicando a essa temática; hoje demos mais um passo para que outras pessoas desenvolvam projetos que ajudem a preservação de quelônios”, frisou Xavier. No mês de setembro um projeto de extensão será desenvolvido nas comunidades de Aninga, Parananema e Macurany, a fim de levar os resultados da pesquisa para conhecimento dos moradores. No mesmo dia foi aprovado como mestre o professor João Marinho, defendendo um tema também sobre quelônios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário