quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ambientalistas realizam salvamento de peixes no Parananema




Trabalho acontece para salvar o maior número de peixes que estão morrendo com a seca dos lagos

As ações de salvamento de peixes realizadas todos os anos no período da seca dos rios por agentes ambientais voluntários da comunidade Parananema, estão acontecendo desde o início da semana passada. As ações estão ligadas aos projetos de preservação da Associação de Sustentabilidade Ambiental Social e Econômica do Parananema, Macuraany e Aninga (Asase), e Projeto de Conservação Pé de Pincha,
 Segundo o agente voluntário Marcelo Farias, os trabalhos estão acontecendo há duas semanas. “A finalidade é retirar os peixes dos poços da área de atuação da Asase, pois, devido o forte verão, o calor evapora rápido as águas e os poços secam. Quando os poços ficam rasos, a água esquenta e os peixes morrem. Para que isso não aconteça, pegamos os peixes colocamos nos baldes e saímos para soltar no leito do igarapé do Acará-açu que é fundo. É cansativo e por falta de estrutura não vamos conseguir salvar todos os peixes, mas estamos fazendo nossa parte”, declara.

Ajuda

Marcelo convida quem quiser ajudar a equipe pode procurá-los na comunidade. “Amanhã terça-feira, realizaremos outra ação, pois já têm muito peixe morrendo naquela área. Só com muita dedicação podemos salvar o maior número possível de peixe, pois, da pena de ver a mortandade nos poços. E quanto mais peixes salvarmos representa que para o os próximos anos vamos ter peixe para alimentar muita gente”, ressalta.
De acordo com o agente, ainda se encontra peixe e quelônios nesses lagos. “Deus iluminou alguns comunitários que pensando no futuro dos filhos e netos, para que não viessem passar fome, realizavam esse trabalho e depois outros, iniciaram os projetos de conservação e preservação que hoje estamos realizando. Mesmo sem ajuda dos órgãos ambientais vamos continuar o trabalho para garantir o futuro de nossas gerações e esperamos que os que são crianças de hoje, continuem o trabalho”, finaliza o Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário