domingo, 23 de dezembro de 2012

Praticantes do BMX Street querem centro esportivo


     Clique na imagem para vê-la ampliada

Caracterizado pelas manobras com bicicletas especiais em ruas e praças que vão desde as simples às mais arriscadas, o BMX Street está se tornando febre na cidade, praticado por centenas de crianças, jovens e adolescentes. Para alguns é um esporte, outros estilo de vida. Em Parintins por não ter um local próprio e adequado, improvisam para fazer as manobras. Os praticantes do esporte apelam para a construção de um local adequado onde possam praticar esportes radicais.
 “No começo eram poucas pessoas que praticavam a modalidade na cidade, depois o número cresceu. Interessamos-nos e estamos até hoje. A gente queria uma praça para o esporte, até mesmo para fazermos torneio, participarmos de competições. Esporte proporciona lazer, saúde, e quem quiser nos apoiar ficaremos muito gratos”, declara Almir Oliveira, 13. No BMX o que vale é a criatividade em cada obstáculo encontrado, chama a atenção do público por ainda ser um esporte novo e pelo belo visual.
Tarlison Patrick, 16, ressalta que muitos jovens entre 13 a 16 anos estão no mundo da droga, bebida, prostituição. “A gente procurou praticar esse esporte para se livrar dessas coisas, cada um faz seu grupo. Quando andamos pela rua tem muita reclamação, dizem que ficamos pulando por aí, mas esse esporte tem que pular, a gente quer um local apropriado pra fazermos nossas manobras, apelamos para alguma pessoa, o poder público que nos desse alguma ajuda nesse sentido”, relata.
Atualmente o BMX já está entre os maiores desportos de ação do mundo, um dos que mais cresce em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo. Nasceu nos anos 60 na Califórnia (EUA) e chegou ao Brasil em 1978. Os principais nomes da modalidade no Brasil são Leandro Uchôa, Felipe Brick, Gustavo Mesquita e Fernando Montenegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário