quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Concurso de lixeira ecológica



O concurso de lixeira ecológica aconteceu na Praça dos Bois, sábado, 10.  Participaram escolas estaduais, escolinhas de artes, bombeiros e pelotão mirim, com apoio dos cursos de química e biologia do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp). O concurso esteve inserido na programação da Semana de Conciliação e Sustentabilidade para conscientizar a sociedade parintinense a importância da reciclagem e separação dos resíduos sólidos.
As lixeiras recicláveis são feita de materiais reaproveitados como garrafa pet, papelão, jornal, latinhas, pneus, e balde de tintas, tirando o acumulo da natureza. A estudante do 3º ano do Brandão de Amorim, Kemilly Gabrielle, relata que o projeto mostra a população e a sociedade como reutilizar os materiais. “Brasil é o 44º país que mais polui no mundo. Nosso objetivo é contribuir para diminuir esse índice para o bem estar de todos”.
Camila de Araújo, do 1º ano da Escola João Bosco, declara que foram utilizadas 96 garrafas pet em cada lixeira ecológica produzida pelos colegas. “Toda vez que o educandário realiza algum evento guarda as garrafas para serem recicladas. É preciso conservar o meio porque somos as gerações futuras”.

Ascalpin

A Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin), inserida no projeto Justiça Sustentável e Cidadania esteve presente no evento. “O objetivo é levar aos bairros essa informação e conscientizar a sociedade quanto a coleta seletiva. No Concurso de Lixeira Recicláveis vejo os estudantes como multiplicadores dessas informações, vão mudar a visão que tinham, conscientizando a família, amigos e vizinhos”, relata o juiz Aldrin Henrique.
De acordo com a presidente da Ascalpin, Marcivone Casemiro, as lixeiras ecológicas vão estar disponíveis nas praças, e doadas a alguns órgãos. “Temos que ter na cidade essas lixeiras, é uma forma de divulgar nosso trabalho, e mostrar que tem uma Associação que trabalha com coleta seletiva”, explica.

Um comentário:

  1. parabens aos alunos, professores e acadêmicos da UEA pela vitoria e pela belissima apresentação...
    PARABENS

    ResponderExcluir