Maior número de denúncia e relacionado a cobranças indevidas feitas pela operadora
Daniel
Adelino, representante do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor
(Procon) em Parintins, que funciona em uma das salas do Posto de Atendimento ao
Cidadão (Pac), revela que noventa e nove por cento das denúncias chegadas ao
órgão nos últimos dias, são contra a Operadora Vivo. A maior quantidade é de
cobranças indevidas.
Segundo
Daniel, consumidores de Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e
Juruti no estado do Pará, ao se sentirem lesados recorreram ao órgão para
resolver os problemas. “Nos primeiros dias deste mês em torno de 130 pessoas
vieram ao escritório para fazer denúncias contra empresas e, 99% foram contra a
Operadora Vivo”.
Adelino
relata que a principal denúncia é feita por cobrança indevida, mudanças de
planos e cobrança de seguro solicitado. “O vivo ilimitado 45, que a mensalidade
custa R$39,00 é um exemplo. Eles oferecem como se fosse um plano controle, e
não é. É um plano de linha pós-pago, e a informação não é passada ao consumidor
que fala ilimitado porque é uma linha normal, mas paga o valor e mais o excesso
utilizado”.
De acordo com
o representante, houve cobrança indevida de R$ 1.700,00 (mil e setecentos
reais), além dos 39 reais do plano. “Ainda bem que a Vivo não é só campeã em
reclamações, é também a empresa que mais resolve problemas de consumidores, que
de acordo com o Artigo 6 inciso VI do Código de Defesa do Consumidor, exige o
esclarecimento da proposta e venda ao cliente”.
Daniel reforça que se o consumidor se sentir lesado pode exigir o cancelamento imediato de parte da dívida, dependendo do contrato. “No caso do plano vivo ilimitado 45, à dívida pode ser mais de R$2.000,00, mas o cliente só vai pagar os R$39,00 que concordou. Se alguém está com esse problema pode procurar o Procon no Pac Parintins de 8h as 14h para que possamos tentar resolver”, finaliza Daniel.
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