quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Delegado e Sargento garantem combate a fugitivos da polícia que se instalam em Parintins



O delegado Ivo Cunha titular da 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) e, o Sargento Mailson Fonseca da Polícia Militar, informam aos meliantes que estão fugindo de Manaus para a Ilha que mesmo com o quadro de policiais Civil e Militar reduzido vão atuar no combate aos delinquentes. Os dois avisam aos fugitivos do Ronda no Bairro que procurem outro local, pois em Parintins, vão servir para aumentar a estatística de presos e lotar ainda mais o Presídio Público.
Segundo Ivo Cunha, em cada flagrante realizado pela 3ª DIP, é notado um fenômeno cidade. “Os bandidos que eram daqui e foram para Capital do Estado, estão voltando e muitos trazem outros criminosos. Com a implantação do Programa Ronda no Bairro o cerco aos criminosos está se fechando”.
O delegado manda um recado aos meliantes e, avisa que aqui não é Manaus, onde aprontam em um bairro e se escondem em outro. “Isso acontece porque a Capital é muito grande. Parintins é uma Ilha e mesmo sem estrutura e com pouco efetivo, os pilantras não escapam, pois temos policiais atuantes. Por isso é melhor que deixem de pilantragem ou procurem um lugar longe de Parintins, pois aqui, não se criam e só vão aumentar a estatística de presos e lotar ainda mais o Presídio Público”.
Após a rebelião que aconteceu na delegacia as policias Civil e Militar desarticulou vários bandos que atuavam na cidade.  “Já mandamos mais 20 presos para a penitenciária em menos de 15 dias por vários crimes. Os policiais vão continuar os trabalhos. Os meliantes que aprontarem serão presos podem ter certeza”, afirma o delegado.
Para Mailson Fonseca, sargento da Polícia Militar, os dados do comando da corporação na Capital do Estado são de que em alguns bairros o nível da violência diminuiu em até 80%. “Infelizmente em cidades como Itacoatiara, Manacapuru, Maués e Parintins, notamos que o nível de criminalidade aumentou consideravelmente nos últimos dois meses. Isso é o reflexo que, com a atuação do Ronda dos Bairros em Manaus os infratores estão migrando para o interior”, garante.
Para o Sargento o projeto deu certo na Capital, mas, para que a criminalidade diminua em todo Estado, tem que ser instalado o mais rápido possível nas cidades do interior. “A Capital está um paraíso e no interior a situação de violência está terrível, algo tem que ser feito. Mas enquanto o Projeto não chega, vamos continuar no combate, e todos os meliantes que vierem a Parintins com a intenção de cometer crimes, podem ter certeza que vão ser presos”, reforça o Sargento.
De acordo com ele, em 2000, a população de Parintins era quase a metade da de hoje e atuavam 180 homens na polícia local, em torno de 90 homens por dia para atuar. “Hoje a população é de aproximadamente 105 mil habitantes. Nosso efetivo e de uma faixa de cem homens, quase que a metade de 12 anos. Mesmo com o quadro reduzido nos últimos dois meses a quantidade de criminosos que apreendemos vindos de Manaus e outras cidades aumentou. Continuaremos no combate ao crime nas ruas com 2 viaturas, 4 homens em cada atuando manhã, tarde e noite. Mesmo em turnos exaustivos, não daremos tréguas aos criminosos e vamos prender quantos apareçam na Ilha”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário