segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sete presos transferidos, três para Itacoatiara e quatro para Manaus


      Transferência se deu na terça-feira sob um forte esquema de segurança

Sete presos de justiça que cumpriam pena na 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) e principais suspeitos de participar da rebelião que deixou parcialmente destruída as celas e circuito interno de vigilância daquela instituição foram transferidos para os presídios de Itacoatiara e Manaus sob um forte esquema de segurança.
Uma tropa de choque da Polícia Militar de Manaus sob o comando do coronel Antônio Escócio chegou a Parintins por volta de 7h de terça-feira, 30, e com apoio do 11º, sob o comando de major Túlio Freitas, realizaram uma vistoria na Unidade Prisional de Parintins (UPP). Acompanhados do Juiz Antônio Itamar Gonzaga encontraram arma artesanal, celulares e outros objetos proibidos no interior do presídio.
Por volta de 10:30h, escoltados pela tropa de choque e tropa local da PM, os  presos deixaram a UPP, entraram em um ônibus e foram levados ao aeroporto da cidade, onde embarcaram em um avião e partiram direto para Itacoatiara onde ficaram três e quatro levados para Manaus. Centenas de pessoas e parentes dos presos acompanharam a operação em Parintins, assim como muitos curiosos até o aeroporto da cidade.
Os presidiários Vandson Vieira Cardoso 21, (o Vandinho) Joardson Castro Simões, 21, (o Sassá) e Romário Poncio Ribeiro, 25, ficaram em Itacoatiara. Enquanto Kelerson de Oliveira Ribeiro, 23, (o Kelinho), Anderson José Lima Albuquerque, 24, (o Risca Faca), Josiel Silva de Souza, 22, (o Gico) e Gabriel Souza Tavares, 23, (o Esquerdinha) foram conduzidos para Manaus.

Transferência se deu após acordo entre a justiça

Segundo o Juiz Itamar Gonzaga, a decisão de transferência dos presos partiu de um acordo dos Juízes das três varas de Justiça do município, a promotora Renata Sintrão, assim como da direção da Secretaria de Justiça do Estado, que ao prever a não possibilidade de custodiar a permanência, com segurança dos elementos envolvidos da rebelião em Parintins, resolveu transferi-los.
“Sabemos que um dos papeis da Justiça é manter os presos no local de sua residência, perto de familiares para que possa ser mais humana o cumprimento das penas. Por isso, a priori a transferência será apenas dos elementos considerados perigosos e que participaram da rebelião. A partir de agora vamos verificar a situação, já que a Delegacia está sem condições de receber detentos, a partir de um resultado minucioso, em último caso existe a possibilidade de outros presos serem transferidos para diminuir a lotação da UPP”, relata o Juiz.
Gonzaga diz ainda que os presos transferidos terça-feira 30, são os principais envolvidos na rebelião da 3ª DIP. “Outro fato que contribuiu é que vários deles possuem rixas com outros internos, e no estado em que a Delegacia se encontra a única alternativa foi realizar a transferência para que possa garantir a segurança deles, das pessoas que trabalham no sistema penitenciário e de outros internos”, finaliza o magistrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário