domingo, 16 de setembro de 2012

Estudantes do Ifam vão as ruas reivindicar direitos


    Discentes do curso recursos pesqueiros se dizem preocupados quanto à qualificação recebida

Estudantes de vários cursos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) iniciaram um protesto para reivindicar direitos que para eles que estão sendo usurpados. A carreata saiu da frente da Catedral de Nossa Senhora do Carmo na manhã de terça-feira, 11, e percorreu algumas ruas da cidade fazendo barulho com buzinações, até a instituição.
Edelson Gonçalves Marques, 38, que estuda Recursos Pesqueiros afirma. “Se não tomássemos uma atitude formaríamos sem qualificação profissional, e sairíamos sem a menor capacidade para enfrentar o mercado de trabalho, ou um concurso público. Enviamos documentação para que a diretoria nos explicasse também porque alunos do Ifam entram pela porta lateral, enquanto o corpo docente entra pela porta de vidro, nos ignoraram, reivindicamos esses e outros direitos”, desabafa.
O estudante Afonso Uchoa diz que, precisam que o Ifam feche parcerias com instituições para fazerem os estágios. “Precisamos de um laboratório que funcione, pois tratamos os peixes no chão, em cima de jornal. As facas que precisamos temos que trazer de casa. O Ifam não oferece materiais para que possamos fazer essas coisas. Esses e outros direitos estão nos usurpando”.
Alexandre Beraldo, estudante de Recursos Pesqueiros relata. “No pátio do Ifam tem um ônibus novo que não sei por que não conduz os estudantes que não tem transporte. Outra, não temos nada contra a construção da piscina no valor de R$1400.000,00, onde poderiam fazer dois tanques de piscicultura para que pudéssemos fazer aulas práticas para conhecimento do nosso estudo. Eles optaram pelo lazer e deixaram o estudo em segundo plano, é isso que está acontecendo”. A gestora da instituição foi procurada para dar esclarecimentos, mas o jornal foi informado que ela estava em reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário