segunda-feira, 17 de setembro de 2012

XII Festival dos Bois em Miniatura: Mini Garantido - Exalta Parintins



Sábado e domingo (ontem), foi realizado o XII Festival em Miniatura de Parintins, com a disputa do Mini Caprichoso e Mini Garantido. A festa pela primeira vez aconteceu na Praça dos Bois, onde o público pode ver o talento e a arte de jovens e crianças das duas agremiações, um espetáculo que mostrou grandiosidade em pequenos detalhes.
O coordenador de cultura do município, Eduardo Gomes, relata que esse é um evento que pessoas de todas as idades gostam, principalmente as crianças. “É um evento que revela talentos para os bois grandes. O festival foi sucesso. A base da nossa cultura em Parintins é o boi bumbá, crianças já fazem seus trabalhos de artes plásticas assim como letras de toadas”.
Com a temática Exalta Parintins, o Mini Garantido mostrou a história, costume e cultura do povo parintinense apresentado em miniatura de forma tradicional, mostrando suas origens. Na valiação considerada excelente pelo amo boi Marcelinho Medeiros, a agremiação fez melhor do que que esperava.
O levantador de toadas, Leonardo Pantoja disse que o Mini Garantido explorou o lado caboclo, lado verdadeiro do parintinense. “Nos apresentamos com garra, determinação, principalmente humildade em cima do trabalho desenvolvido por nossos jovens e crianças. O Mini Festival é a porta que se abre para novos talentos, uma forma de dissolvê-los para no futuro tornarmos - nos algum item ou artista de boi grande”, relata.
De acordo com o presidente Miro de Alcântara, o tema retratou o início da cidade, a chegada dos jesuítas, do Pime. Apresentamos de forma bem original no seu contexto. Em torno de 60 crianças e jovens brincaram no Mini Garantido, estamos tentando resgatar o título que não vem desde 2009. Trouxemos um boi bonito, não tem dedo de artista de boi grande como o contrário, é feito simplesmente pelos meninos do Dejard Vieira”, declarou.

                                  Sinhazinha da Fazenda

                    Levantador de toadas, Leonardo Pantoja

           Apresentador do mini bumbá

             Mini Garantido 2012

               Nação vermelha e branca

            Brincantes mirins




                   Amo do boi Marcelinho Medeiros


Fotos: Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário