terça-feira, 26 de março de 2013

Cemitério enfrenta superlotação de sepulturas e abandono de túmulos


      Parintins precisa de um novo cemitério, nossos representantes têm que tomar providência, diz um cidadão

O Cemitério São José, centro da cidade, está praticamente sem espaço para novas sepulturas. Segundo a administração do local, devido ao crescimento populacional nas últimas décadas consequentemente houve o aumento no número de mortos, por isso há necessidade de se construir um novo campo-santo. A área do cemitério fundado em 1936 é de 400 metros de comprimento e 100 de largura.
O administrator do cemitério, João Arcângelo Farias, 46, assumiu a função dia 03 de janeiro de 2013. Desde quando assumiu foram sepultadas 81 pessoas. “A população de Parintins cresceu muito nas últimas décadas, mais pessoas foram morrendo, há necessidade de um novo, o prefeito tá vendo a possibilidade”, relata Arcângelo.
O auxiliar administrativo, Aclidelson Garcia, 48, que trabalha há 20 anos no local, relata que não há dados exatos de quantos corpos estão enterrados ali, mas acredita que seja cerca de 50.000.

Abandono

Na parte de trás do Cemitério um matagal toma contas de catacumbas. João Arcangelo ressalta que muitos túmulos estão abandonados e a responsabilidade de cuidar é da família dos mortos. “Têm famílias que não zelam, viajaram para outras cidades e deixaram os entes queridos”, informa.
A jovem Bianca Maria visitou o cemitério e disse que viu de perto o descaso com o local. “Para chegar ao meu destino, tive duas alternativas: pisava nos túmulos ou encarava um mato que estava na altura do meu joelho, até quando isso? Sinceramente, é muita falta de respeito”, declara.
Aldenor Gonçalves, 54, relata que Parintins precisa urgente de um novo cemitério. “Nossos representantes têm que tomar providência, a cada ano o Cemitério fica com menos espaço para enterro de pessoas, os túmulos estão cada vez mais próximos uns dos outros, e dificulta a passagem de visitantes”, relata.
De acordo com Aclidelson Garcia há túmulos bem tratados pelas famílias, pra outros resta o abandono. “A secretaria de obras manda fazer a limpeza, mas a responsabilidade de cuidar, preservar os túmulos é da família. Pedimos às pessoas que mandem pintar as sepulturas, capinar, pois nesse período chuvoso o capim cresce rápido, é uma forma de manter o lugar limpo”, diz Garcia.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário