quinta-feira, 28 de março de 2013

Matéria prima de refrigerante produzido na Itália é cultivada por agricultores indígenas



O Guaranito refrigerante produzido na Itália e vendido em mais de 3.000 pontos comercias de cidades italianas e da França é de matéria prima do guaraná produzido nas áreas indígenas Sateré-Mawé do Andirá e Marau.
Sábado (23) e domingo (24) aconteceu a IV Festa do Guarani, organizado pelo Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM) “Os Filhos do Guaraná”, na Aldeia Vinte Quilos e na comunidade Guaranatuba, município de Barreirinha. Esteve presente o técnico da UnisolBrasil em Parintins, Adailson Barroso, representantes da Funai, Sesai, governo do Estado e o presidente da organização italiana que produz o Guaranito.
 “O objeto foi mostrar aos nossos parceiros o investimento que fizeram na área indígena Sateré-Mawé, através do CPSM, Projeto Vintequilose ouvir do produtor sobre os resultados” relata Adailson Leal, técnico da Unisol.  Ele frisa que a Unisol faz o acompanhamento, junto aos parceiros, mostrando os meios para os produtores alcançarem resultados mais positivos para o fortalecimento financeiro das tribos.

                             Cultivo

        Segundo Adailson o sabor do refrigerante é excelente

A matéria prima cultivada pelos produtores indígenas é vendida para que o refrigerante seja produzido na Itália. Segundo Adailson, o Guaranito tem um sabor excelente, isso faz com que haja o aquecimento econômicodentro das comunidades e os produtores Sateréstenham uma qualidadede vida melhor. Durante a programação teve soltura de quelônios e apresentação de peixes criadosna área, torneios, e apresentações de produtos.
“Os parceiros do CPSM ficaram encantados com os projetos desenvolvidos na área indígena. Antes Mandávamos relatórios para os italianos, e eles recursos, dessa vez o presidente da organização da Itália veio para ver se existia o que constava no relatório, e constatou que na prática é muito melhor, e vai continuar as parcerias ampliando os investimentos”, finaliza Barroso.   

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário