quinta-feira, 28 de março de 2013

Filhote de Peixe-boi capturado na região de Barreirinha segue para Manaus


       De acordo com uma estudante de biologia da UEA o animal estava preso há dias

Um filhote de Peixe-boi vítima de malhadeira de pescadores na região, foi resgatado por agentes do escritório local do Instituto Brasileiro de Recurso Naturais e Renováveis (Ibama), em Parintins. O animal com um metro e seis centímetros de comprimentocapturado na região do município de Barreirinha conduzido a Parintins, será enviado na manhã de hoje para o Núcleo de Fauna do Ibama (Nufas) em Manaus.
O agente ambiental Geraldo da Silva Santos, gerente do escritório do Ibama no município relata que o filhote ficou preso na malhadeira de um pescador na manhã de terça-feira, 26, na região do Lago Grande,comunidade Sapateiro, município Barreirinha. “Ele conduziu o animal até a o município e posteriormente foi enviado a Parintins, por volta de 16h nos deslocamos até o porto do Mercado Municipal para resgatá-lo”.


Geraldo relata que o filhote será enviado na manhã de hoje para o Nufas na Capital do Estado onde será cuidado pela bióloga Natália Aparecida de Souza Lima, especialista em fauna aquática. “Após um período de tratamento os técnicos especialistas na espécie vão decidir o destino do Peixe-boi que, aliás, está na lista dos animais em extinção”.
A estudante Raimê dos Santos Carvalho, do 5º período de Ciências Biológicas da UEA-Parintins, faz o acompanhamento técnico e alimenta os filhotes da espécie capturados e trazidos ao município. Ela afirma que o filhote é macho, mede 1,06m de comprimento e tem entre um ano e um ano e meio de idade.
A futura bióloga contesta a versão dada pelo pescador: “pelo estado apresentado, a pele rugosa que está descamando, e os ferimentos apresentado, o animal estava preso a bastante tempo e deve ter ficado fora d’água por um bom período. Se tivesse sido capturado terça-feiracomo disse o pescador, a peledo peixe-boi estaria bem lisinha”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário