terça-feira, 26 de março de 2013

Segurança na Vila Amazônia é pauta de reunião entre PM’s vereador e moradores




       Segurança, iluminação, assuntos abordados entre comunitários da Vila em audiência com vereador e PMs

A pedido da Associação de Moradores da Vila Amazônia, uma audiência pública sobre a segurança naquela localidade aconteceu na manhã de sábado (23), no Centro do Idoso Nelito Carvalho. Estiveram presentes o Tenente Pantoja, o comandante do 11º Batalhão, Major Valadares Junior e o vereador Ernesto de Jesus (PTN) ouvindo as reivindicações dos comunitários.
A reunião com os representantes da Polícia Militar (PM) juntamente com o vereador, aconteceu devido às denúncias contra policiais que atuavam na localidade durante as abordagens. Para os cidadãos da Vila, atitudes de policias que atuaram na comunidade foram desnecessárias ao agirem em determinadas situações.
“A presença das autoridades na área de segurança foi importante porque estamos trabalhando essas parcerias há mais de dois anos pra fortalecer a segurança e minimizar a problemática na comunidade. Como a Vila e grande fica difícil manter o equilíbrio da segurança, sem envolver a presença da sociedade”, disse Julia Cursino, presidente da Associação de Moradores.

Constrangimento

Segundo ela, a ideia de convidar os policiais e o vereador para estarem presentes na reunião foi devido a um fato com uma associada que se sentiu constrangida perante a ação de um policial no local. Para a vice-presidente da Associação, Socorro Machado, o encontro foi proveitoso, e uma oportunidade impar de falar sobre as necessidades dos comunitários. 
A integrante da Associação Rosicleia Neves que viveu o ocorrido, espera que a segurança na comunidade seja mantida após o encontro. “Fico feliz porque vieram ouvir a população. Espero que a questão da segurança seja resolvida haja vista que a população é grande, com a vinda de novos policiais com certeza a coisa vai melhorar”, ressalta.

                               Comando

    Comandante do 11º Batalhão, e o Tenente Pantoja ouviram as colocações dos comunitários

O Comandante do 11º Batalhão de Polícia de Parintins, Major Valadares, enfatiza que o encontro foi proveitoso e aproveitou a estada na Vila Amazônia para iniciar o ciclo de visitas nas agrovilas e aos grupamentos Policias (GPMs) pertencentes ao Batalhão. “Iniciamos pela Vila devido a proximidade e daremos continuidade nas outras agrovilas e demais municípios. A ideia é verificar in loco a estrutura para os policiais trabalharem, com a intenção de melhorar as condições onde possam trabalhar dignamente. Outro ponto é ouvir da população no que possa estar acontecendo. Sabemos que alguns policiais acabam exagerando na ação e por conta disso há muitas reclamações. A gente quer aproximar o comando do Batalhão nessas comunidades pra que as pessoas tenham esse espaço de denúncia”, diz o Major.

                               Anseios

O vereador Ernesto de Jesus falou que ele e os companheiros foram convocados para participar da audiência pública onde a comunidade teve a oportunidade de falar sobres os anseios e problemas que estariam envolvendo desvio de conduta de policiais militares. “Foi proveitoso e o comando vai tomar as providências necessárias para que as coisas sejam corrigidas. Porém, os comunitários aproveitaram para colocar outras questões como a regularização das terras urbanas da Vila junto ao Terra Legal, bem como a implantação de cursos profissionalizantes, iluminação pública e a questão do lixo”, enfatiza o vereador. Ernesto garantiu que vai fazer os documentos necessários quanto às reivindicações e encaminhá-los aos setores competentes para que os problemas da Vila Amazônia sejam resolvidos.

Reportagem: Denilson Noronha

Nenhum comentário:

Postar um comentário