quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Coluna: Vapt-Vupt (Jornal Gazeta Parintins - 06/02/2014)



Cachimbo da Paz I
Após o zum-zum-zum nos bastidores da política amazonense que o senador Eduardo Braga e o governador Omar Aziz tiveram longas horas de conversa, na tarde de quinta-feira, os experientes políticos na Capital cessaram ataques e recolheram as armas do embate político, agora estão na espera se Omar vai mesmo fumar o Cachimbo da Paz com Eduardo.

Cachimbo da Paz II
Enquanto na Capital do Estado os adversários políticos estão na defensiva, aqui na Ilha Tupinambarana alguns se digladiam e quase chegaram as vias de fato. Outros escalam o mais alto muro e observam as nuvens da política passar. De lá, sem cambar para lado algum, torcem para que os caciques fumem o Cachimbo da Paz. Se isso não acontecer, só vão aplumar pra um lado se o mensalinho estiver seguro!

Assombração
Enquanto isso, um político da Ilha acreditando que todos são como seus “Cães adestrados”, que “fazem tudo que o mestre mandar” tenta assombrar quem fala a verdade. Para esclarecer que nem todos na Ilha “fazem tudo que mestre mandar”, é melhor que o político Bilionário mude a tática da assombração para que não venha assustar ALGUÉM.

Intermunicipal I
Segundo uma fonte ligada a corte do poder estadual, com o risco de condenação do prefeito da cidade de Coari, políticos da Ilha estariam prestes a perder um alto investimento intermunicipal. Principalmente quem se doou mais de “corpo que de alma”, e o esforço fez chegar tão próximo do cofre mais recheado do interior do Estado.

Intermunicipal II
A fonte revela ainda com o bombardeio da justiça brasileira contra o prefeito de Coari, deixa políticos do investimento intermunicipal tristes. E nas praças que as mãos só eram soltas para esbanjar as verbas do petróleo, agora são vistas direcionadas ao rosto para enxugar lágrimas de crocodilo.

Tupizão
Alguns presidentes de clubes de futebol parintinense dizem estar sendo pressionados a transferir o estádio Tupy Cantanhede (o Tupizão) para o patrimônio do Município. Alguns dizem que vão fincar o pé, endurecer o joelho e não vão dobrá-lo aos pés do alcáide. Resta saber até que horas a turma resiste.

Seduc
Em reunião com o professor Aurélio, da Coordenação da Seduc, sobre o novo sistema de avaliação da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino (ainda em processo de discussão). Os funcionários efetivos vão poder sair de Parintins, para fazer Mestrado em outras cidades, sem perder suas renumerações. Esta é uma velha reinvindicação dos professores que está sendo atendida.

Trânsito I
Com o início do ano letivo, parte dos quase 20 mil estudantes da Ilha voltou a estudar ontem. Com isso, o trânsito em Parintins, principalmente em algumas ruas que concentra um fluxo maior de pessoas, fica ainda um tanto quanto complicado. Já se nota em esquinas como rua Barreirinha com 15 de Outubro no bairro Emílio Moreira, rua Fortaleza com a Maués no Palmares e outras que precisam ser observadas pela Polícia Militar.

Trânsito II
Outra área de perigo que a PM poderia colocar cones, é na área da rua Paraíba atrás do Bumbódromo. Naquele local é comum alguns condutores de veículos, principalmente sentido Francesa/Itaúna, entrarem na contra mão, colocando em risco a vida de outros. Antes que haja uma tragédia, algo já poderia ser feito‼!

Ibama
Só para que o órgão funcione e venha a garantir mais ainda o sigilo sobre as pessoas que realizam denúncias, os agentes deveriam adotar o sistema da Polícia Militar que aceita denúncias sem que o denunciante precise revelar o nome. Assim, os interioranos não ficariam com medo de fazer as denúncias de crimes ambientais que acontecem na região.

Por Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário