domingo, 2 de fevereiro de 2014

Corpo de Bombeiro orienta banhistas e condutores de embarcação para evitar afogamentos



O Comandante do Corpo de Bombeiro de Parintins, Tenente Ricardo, informa que a maioria das ocorrências de afogamento em Parintins nos anos de 2012 e 2013, ocorreu pelo consumo de bebida alcoólica. “As pessoas não podem conduzir embarcação embriagadas, principalmente pequenas que oferecem segurança reduzida. Mesmo quem não esteja pilotando não é aconselhável consumir bebida alcoólica por segurança pessoal e todos devem utilizar colete salva vidas”, declara o comandante.
Tenente Ricardo ressalta que muitas vezes a pessoa está sozinha embriagada em embarcação pequena, e quando cai no rio as buscas pelo corpo são difíceis porque a embarcação é levada pelo banzeiro e/ou vento. “Foge o ponto do local onde a pessoa supostamente tenha caído dentro da água e dificulta o nosso trabalho na hora de atender a ocorrência”.

Atenção

Em relação aos balneários, ele enfatiza que aos pais fiquem atentos às crianças, para que estas não sejam vítimas de afogamentos. “Pais que levarem os filhos para balneários, orientamos que a criança esteja sempre utilizando boia e/ou colete, algum meio para prover a sua flutuabilidade, não deixá-la sozinha brincando na água para evitar uma tragédia”.
Segundo o Comandante, outra preocupação, é quanto as crianças que moram nas áreas da cidade onde as casas são de palafitas, ou na área de várzea do interior, pois o rio começa a encher. “Quando o rio começa a encher, as crianças que moram nesses tipos de casa em Parintins, muitas vezes pulam na água, talvez pelo prazer de se molhar, e acabam tentando contra a própria segurança, e acontecem casos de afogamento. Os responsáveis devem estar atentos e manter as crianças longe do perigo, colocando barreiras para que ela não tenha acesso direto a água. Ano retrasado, uma criança de 4 anos, que morava em uma casa de palafita na rua Urucará, Palmares, pulou na água e morreu afogada”.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário