sexta-feira, 5 de abril de 2013

Delegados que atuam em Parintins podem ser transferidos


O titulares da Delegacia Interativa de Polícia de Parintins, Delegado Ivo Cunha, e da Delegacia de Combate ao Crime Contra Mulher Menor e Idoso (DCCMMI), Delegada Ana Denise, podem deixar Parintins após seis anos de atuação na cidade. Eles assumiram o cargo em fevereiro de 2007 e supostamente por determinação do Governador podem deixar o município.
Procurados pela reportagem, os dois afirmam que só se pronunciam sobre o assunto quando sair oficialmente a portaria.  Ivo Cunha segue orientação de um amigo Juiz e não vai falar sobre o caso, mas adianta que independente da cidade que for, vai trabalhar com a mesma dedicação e empenho no combate ao crime.
Por sua vez Ana Denise revelou que recebeu a notícia do delegado Antônio Chicre Neto, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) por telefone. “É um cargo de confiança, se o governo resolveu transferir, não vou questionar”, declara a delegada, que afirma, “enquanto a portaria não chegar oficialmente, continuo a realizar normalmente os trabalhos na Especializada”.
Movimentos sociais começam a organizar manifestações para exigir do governador Omar Aziz a permanência dos delegados na cidade.  A acadêmica Ivone Eleutério relata que algumas diretoras de movimentos se esquivam para não se expor contra o Governador e o Prefeito. “Vamos reunir um manifesto para que os delegados permaneçam em Parintins. Não é hora de se esconder, pois o interesse da sociedade está em risco, já que a população sempre acreditou no trabalho deles”.
Em entrevista ao Blog da Floresta, Antônio Chicre Neto confirmou ter recebido orientação do governador Omar Aziz (PSD) para realizar a transferência de Ivo Cunha e Ana Denise de Parintins. “Ainda não saiu nenhum documento de exoneração, mas na administração isso é uma normalidade”, diz Chicre Neto.

Mobilização

A informação da transferência dos delegados de Parintins provocou mobilização de segmentos sociais nas emissoras de rádio e redes sociais. Os servidores atuam na Ilha no combate a drogas, violência doméstica, prostituição infantil e solução de casos de homicídios. A justificativa para a transferência pelo que apurou o Blog da Floresta seria por “desentendimento” entre os delegados e pressões políticas. Ivo Cunha e Ana Denise assumiram a delegacia em Parintins, quando o Ministério Público, através do promotor André Seffair, denunciou que o antigo delegado Osvaldo Maia trocava maconha apreendida, por capim e depois renegociava com traficantes.
Em seis anos, mais de 500 traficantes foram presos em flagrante, mais de 20 pessoas foram acusadas e indiciadas pela prática de abuso sexual e estupro de vulnerável, quatro delas condenadas, incluindo um ex-vereador. O aumento de denúncias de violência doméstica e a prisão dos autores também são números favores a permanência de Ana Denise e Ivo Cunha na cidade. Dos 20 assassinatos apenas um caso não está solucionado. 


Declarações

Para a assistente social Daizes Pimentel é uma pena a possível saída dos titulares lembrando que Parintins nunca teve um olhar diferenciado para as mulheres vítimas de violências como acontece atualmente. “Os bons incomodam”, diz ela.
Maria Rosa Barbosa, também assistente social deseja mobilizar principalmente as mulheres, para irem às ruas pedir a permanência da delegada. “Sabemos do trabalho dela em defesa da violência contra a mulher, a comunidade tem que ser ouvida e respeitada”, argumenta.
De acordo com autônomo Carlos Augusto Ribeiro, no Brasil quem trabalha honesto incomoda e quem não age assim atrapalha. “O que estão fazendo com os delegados é injusto, mas podemos fazer justiça na próxima eleição”.
Na avaliação da doméstica Ynara Ferreira, a saída dos profissionais de Parintins é lamentável. “Isso é uma pouca vergonha, tremenda falta de respeito não só com eles, mas com a população”, desabafa.
A líder rural Joana Darc denuncia que um grupo de mulheres ligado a partidos políticos e a um ex-prefeito estaria realizando movimento partidário para a saída dos delegados. O movimento Articulação Parintins Cidadã e demais segmentos articulam pressionar os onze vereadores, o prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) e o deputado estadual Tony Medeiros (PSL) para reverter a situação perante o governador Omar Aziz (PSD) e o vice-governador José Melo.

Pedido

O Blog da Floresta postou que o presidente da Câmara Municipal de Parintins Rildo Maia (PSD) e a vereadora Vanessa Gonçalves (PMDB) solicitaram de Omar Aziz nem reunião terça-feira (02) a saída de Ivo Cunha e Ana Denise. A informação foi confirmada por um vereador da base aliada do governo local que disse não concordar com o pedido.
Segundo a vereadora o pedido foi tratado apenas para desmembramento da Delegacia de Polícia Civil, porque os dois têm trabalhos distintos. Já Rildo Maia salientou que surgiu a informação de está havendo um desentendimento entre os delegados, mas negou qualquer pedido de transferência de ambos. Segundo Maia, o governador não ficou satisfeito com o desalinhamento no trabalho dos delegados, que deveriam se unir e optou em primeiro momento pela exoneração e transferência.
A reportagem ligou várias vezes para o prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) pelo telefone 91xx72xx, mas não foi atendida. O vice Carmona Oliveira disse que não vai se pronunciar sobre o caso. O deputado estadual Tony Medeiros (PSL) afirmou que vai manter contato com o governador e com o vice e pedirá explicação sobre a transferência e se for possível pedir a permanência dos delegados em Parintins.

Explicação

O diretor do Departamento de Polícia do Interior Antônio Chicre Neto confirmou ao Blog da Floresta que recebeu orientação do governador Omar Aziz (PSD) de realizar a transferência de Ivo Cunha e Ana Denise. No entanto, alguns processos ainda ocorrem. “Como servidores públicos estamos a disposição e tem a função de delegado e o cargo de confiança. Ainda não saiu nenhum documento de exoneração. Mas na administração isso é uma normalidade”, diz Chicre Neto. Ele afirmou que me mais de 20 anos de Polícia Civil ocupou várias funções em várias cidades e setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário