segunda-feira, 29 de abril de 2013

Udevip comemora um ano de fundação



Segundo Elenilson Ramos, presidente da União dos Deficientes Visuais de Parintins (Udevip), a programação comemorativa de um ano de fundação da entidade foi um sucesso e deve trazer resultados positivos aos deficientes da Ilha.
O acontecimento finalizou com uma Audiência Pública, na manhã de sexta-feira, 26, na Câmara Municipal, onde foram expostos as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Elenilson afirma que assuntos como educação inclusiva, transporte, moradia, acessibilidade, direito a saúde, reabilitação profissional, tratados na audiência, fizeram os vereadores presentes abraçarem a causa.
“Mesmo sem a presença de todos os vereadores, saímos daqui satisfeito com muitas decisões concretizadas. Os vereadores presentes se comprometeram a apresentar projetos e requerimentos para amenizar a problemática cotidiana que os deficientes enfrentam. Era isso que queríamos o comprometimento do Poder Legislativo que é quem nos representa. E graças a Deus, a partir desse comprometimento as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência discutidas aqui, podem ser executadas”, comemora Elenilson.

                                   Agradecimentos



O Presidentes da Udevip fez questão de agradecer aos vereadores Rildo Maia, Ernesto de Jesus, Matheus Assayag, Maildson Fonseca, Karine Brito e Everaldo Batista que marcaram presença na audiência. Assim como aos representantes do Ministério Público, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), da Peztalozzi, Paulo Manna e as pessoas com deficiência participantes deste importante evento.
“Enquanto aos casos de deficientes que chegam a Rede Estadual de Ensino e não estão encontrando apoio para continuar os estudos, talvez por falta de qualificação de professores, falta de acessibilidade e outros fatores, para que eles não se sintam desestimulados, vamos levar o caso ao Ministério Público para que seja resolvido. Pois todos tem o direito ao estudo e vamos cobrar isso”, afirma Ramos.

                              Audiência Pública


Para o vereador Rildo Maia, presidente Câmara Municipal, a Audiência Pública dedicada aos deficientes, é uma prova de respeito com as classes que trazem os assuntos a conhecimento do legislativo e são levados a discussões, para transformar-se em benefícios. “Essas audiência servem para que os assuntos sejam esclarecidos e a partir daí possam ser executadas em beneficio de todos”.
 “Estamos implantando essa semente para que germine, se torne uma árvore forte e frutifique. Não estamos fazendo isso por esmola e nem por pena. É um direito deles previsto em Lei, temos que ter responsabilidade para que a Lei que seja cumprida. E essas pessoas tem o direito ao aprendizado, a inclusão social e de ir e vim. Espero como gestor desta casa contribuir para isso”, finaliza Rildo.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário