segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudantes morrem afogados no Lago Macurany


          Ana Carolina e Fábio Rodrigues morreram afogados no fm de semana no Lago Macurany

Os estudantes Ana Carolina da Silva Guimarães, 14, e Fábio Rodrigues Belém, 09, morreram afogados no fim de semana, quando mergulhavam com colegas, às margens do lago Macurany, entorno de Parintins.
Ana Carolina foi a primeira a falecer, na tarde de sexta-feira (26), às 15h10. Ela cursava o 9º ano, na Escola Estadual Tomaszinho Meirelles (GM3) e saiu de casa, na Rua 4, bairro Paulo Corrêa, para fazer trabalho de aula em grupo numa chácara, situada no final da rua Maués, bairro São Vicente, onde o pai de uma das estudantes é caseiro. Conforme relato dos menores, após concluírem o trabalho, resolveram mergulhar no lago e Ana Carolina sumiu, pois não sabia nadar.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar a estudante das águas do lago Macurany. Cabo Pinheiro realizou dois mergulhos e outros bombeiros usaram a rede de arrastão na área para tentar encontrar o corpo na sexta-feira. No entanto, somente no sábado (27) a equipe dos Bombeiros encontrou o corpo da menina por volta de 14h, a cerca de 20 metros da margem e 7 metros de profundidade.
O corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) de Parintins às 14h30, onde foi feito o exame de necropsia. O exame constatou que mais 70% do corpo de Ana Carolina tinha sido devorado por piranhas e piracatingas, espécies existentes no local, segundo pescadores.
“O perito médico Jorge de Paula, constatou morte por asfixia por afogamento, o corpo ficou deteriorado pela fauna aquática, um fato lamentável”, relata o técnico auxiliar em necropsia, Benedito Pimentel.
A tia da adolescente, Ana M. Gonçalves revelou que foi a primeira vez que a sobrinha saiu de casa sem alguém da família para um local distante. “Era uma ótima menina, estamos sentido muito a perda”. A gestora do GM 3, Francinete Pessoa declarou que Ana Carolina era uma das melhores alunas do educandário. O enterro aconteceu às 17h do dia 27 no cemitério São José.

Outra Vítima

Enquanto encontravam o corpo de Ana Carolina no lado leste do Lago Macurany, o estudante Fábio Rodrigues, 09, do 4º ano da Escola Municipal Presbiteriana, morreu afogado no mesmo Lago, próximo à rua 09 do Bairro União, onde morava com a família. Ele estava com um grupo de crianças pulando na água quando, inesperadamente, se afogou.
Segundo a avó da vítima, Helen Rodrigues Belém Gomes, 48, as crianças, após perceberem que o neto tinha se afogado, começaram a gritar. “Meu outro neto, irmão do Fábio, disse que ele tinha morrido, fiquei desesperada. Criei-o como filho desde pequeno”, disse a avó chorando.
Helen Gomes confirma que um rapaz mergulhou no local e conseguiu encontrar o corpo, algum tempo depois. O menino ainda foi levado às pressas para o Hospital Padre Colombo, porém já estava morto.
“O garoto deu entrada já em óbito por afogamento no HPC, mesmo assim, tentamos respiração, oxigênio, o massageamos, mas em vão”, declarou o médico Romualdo Corrêa.
O corpo do estudante foi conduzido por volta de 17h ao IML para o exame de necropsia. O médico perito, Jorge de Paula, confirmou que o menino veio a óbito por afogamento por asfixia. A avó admite não tê-lo visto sair para o lago e que Fábio não sabia nadar. O sepultamento aconteceu ontem no Cemitério São José.

Cuidados

Nos 120 primeiros dias do ano 6 pessoas morreram afogadas em Parintins  dois corpos não foram encontrados.
O comandante da Capitania dos Portos de Parintins, capitão-tenente Manoel Ribeiro Neto, pede conscientização das pessoas que tomam banho em rio, pois nesse período a correnteza é forte e pode ocasionar afogamentos e acidentes.
O oficial enfatiza que no fim de semana vê muitas pessoas, inclusive crianças, pulando n’água e pede aos banhistas que usem coletes salva-vidas, principalmente quem não sabe nadar.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário