quinta-feira, 18 de abril de 2013

Criação de peixe em gaiola no Mocambo do Arari



A Cooperativa dos Técnicos e Multiprofissionais em Agropecuária (Cootempa) apresentou na manhã de ontem, 17, na agência do Banco da Amazônia (Basa) vinte e dois projetos para criação de peixe em tanques redes. Segundo Edy Albuquerque, técnico em agropecuária os projetos serão implantados na região do Mocambo do Arari e devem beneficiar vinte e duas famílias que até maio deste ano devem iniciar a criação de Tambaqui.
Edy revela que após a entrega, os projetos devem passar por análises da equipe técnica do Basa que cuida dos projetos voltados ao setor primário. “Acredito que no máximo até a primeira semana de maio estaremos efetivando os contratos e dando início a parte prática de implantação dos projetos nas propriedades dos beneficiários que serão contemplados”.
O técnico ressalta que ficou decidida a criação dos projetos após várias reuniões com agentes do Idam, Basa e outros segmentos do setor primário. “Começamos a pensar naquilo que realmente fosse sustentável e viesse beneficiar famílias das comunidades rurais e diminuir os esforços pesqueiros que estão grandes em cima dos recursos naturais”, afirma.
Albuquerque revela que além da renda as famílias, os projetos serão parcelas de contribuição para a natureza. “Os estoques naturais ainda são imensos, mas com o aumento populacional diminui e os projetos vão ajudar a preservar a natureza. Os recursos para os 22 projetos serão disponibilizados pelo Pronaf e totalizam R$ 836.000,00, cada projeto em média R$ 38.000,00”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário