sexta-feira, 5 de abril de 2013

Mobilização em prol das pessoas com Autismo


     Na terça-feira uma caminhada aconteceu em Parintins para lembrar o Dia Mundial do Autismo

Centenas de pessoas caminharam por ruas do Centro no fim da tarde de terça-feira (02) para lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de inclusão das pessoas com o transtorno.
O evento foi organizado pela União das Pessoas com Autismo de Parintins (Upapin) com a presença de centros educacionais, escolas, autoridades e a Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso.
A programação continuou na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, iluminada de azul, cor da campanha onde crianças com autismo ganharam presentes e o Caprichoso fez uma apresentação especial.
Na ocasião houve assinaturas do abaixo-assinado pela causa, e segundo o presidente da Upapin, Rondinelly Viana, para a construção do Centro de Atendimento as pessoas com deficiência. “Os autistas, precisam de um centro para atendimento específico, por isso estamos nos mobilizando”, declara.
O presidente agradece a quem ajuda e apoia as pessoas com autismo. “Esforçamo-nos para que esse evento acontecesse, Parintins faz parte do Dia Mundial das Luta e Conscientização do Autismo”, ressalta.

Mobilização

O Caprichoso mobilizou itens oficiais e Raça Azul, para fortalecer o evento. De acordo com a vice-presidente Socorrinha Carvalho, o Boi não estar focado apenas na arena, mas em causas sociais. “É com orgulho que abraçamos a causa”. A embaixadora da campanha em Parintins Karine Medeiros disse que estava feliz em ter associada sua imagem a uma causa nobre na qual sente orgulho em contribuir.
O deputado Tony Medeiros também esteve presente e parabenizou a Upapin e os envolvidos na causa e revelou estar junto na luta em defesa dos direitos dos autistas.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas existem no mundo cerca de 70 milhões de autistas. De acordo com a Organização Munidal da Saúde (OMS) o Autismo é um transtorno mental que afeta a comunicação e o comportamento humano, alguns autistas apresentam habilidades notórias com a destreza matemática.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário