segunda-feira, 6 de maio de 2013

Editor do Gazeta Parintins ganha prêmio no Intercom Norte


 Para  Noronha história de Barreirinha precisa vir à tona

Denilson Noronha, editor do Jornal Gazeta Parintins ganhou prêmio no Encontro Regional de Ciência da Comunicação- Intercom, com o Livro-Reportagem Memórias de Barreirinha. A obra foi eleita melhor Livro-Reportagem da região Norte.
Segundo Noronha, a história de Barreirinha estava quase esquecida e precisa vir à tona. “A obra retrata fatos marcantes da história da cidade, em dez capítulos, segundo os moradores mais antigos barreirinhenses. O objetivo principal do livro era registrar a história do município, pois existem poucos autores que se ocuparam do tema que é tão importante para mim e para meus conterrâneos. O livro foi feito com recursos próprios, só com apoio de colegas, da professora Eliane Vasconcelos e do meu orientador, Professor Antônio Catalão Júnior, a quem agradeço”, explica.
Denilson Noronha nasceu em Barreirinha, onde estudou o ensino fundamental. Em Manaus, cursou o ensino médio na Escola Agrotécnica. Em 2007 foi aprovado no vestibular da primeira turma de jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Icsez, da Universidade Federal do Amazonas - Ufam/Parintins.
“Muitas são as dificuldades que enfrentam aqueles estudantes que vem do interior para estudar em outras cidades, mas é preciso acreditar no sonho. Eu superei as dificuldades, escrevi o livro e ganhei o primeiro lugar neste evento, tão importante para o jornalismo. Estou orgulhoso e muito feliz, pois também cumpri a minha responsabilidade social, já que cooperei com meu município”, enfatiza.
O livro-reportagem foi o trabalho de conclusão de curso- TCC e durou mais de sete meses de pesquisas. Segundo o jornalista, foi uma experiência marcante ouvir os antigos moradores e descobrir como Barreirinha foi construída.
O jornalista trabalha como editor do Jornal Gazeta Parintins desde a fundação em dezembro 2011. Denilson Noronha concorrerá, em setembro ao prêmio Intercom Nacional na categoria Melhor livro-reportagem do Brasil.

Destaques


 Alunos da Ufam-Parintins se destacaram na 12ª edição do Intercom Norte ao vencerem seis, das doze categorias, que disputaram a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom.
A Expocom é uma competição interuniversitária que premia os melhores trabalhos produzidos por alunos e professores nos cursos de comunicação social da região Norte. O evento ocorreu dentro da programação do Intercom Norte, realizado nos dias 1, 2 e 3 de maio, em Manaus.

Modalidades

Roteiro de Não Ficção- Documentário “Anarriê”, produzido pelas alunas Rayanne Rocha e Bryza Freire; Grande reportagem de TV- “Os Filhos do Guaraná”, feita pelos alunos Emanoel Cardoso e Evair Lopes; Melhor Projeto de Comunicação Integrada - “Associação dos Catadores de Lixo de Parintins” do acadêmico Sebastião Torres; Melhor produção em radiojornalismo- “Radiodocumentário Brandão de Amorim” de Elenilson Ramos.
Além desses destaques, foram premiados a reportagem radiofônica “Desafios da graduação no Campus de Parintins” da acadêmica Juliana Cristina Ferreira e o Livro-Reportagem “Memórias de Barreirinha”, escrito pelo jornalista Denilson Noronha.
O Expocom e o Intercom Norte são seletivos para o Intercom Nacional. Todos os trabalhos premiados já estão, automaticamente, inscritos para a disputa nacional prevista para setembro, também em Manaus. Nessa etapa, os estudantes concorrerão com trabalhos feitos em todo país, selecionados nos outros eventos regionais.
Essa foi a maior participação de estudantes no Intercom desde a implantação do curso de Comunicação Social pela Ufam, em Parintins, no ano de 2007. Vinte e seis trabalhos foram apresentados entre artigos e produtos jornalísticos e cerca de 40 alunos, egressos e professores participaram do congresso.

Carly Anny Barros e Tereza Almeida (Especial para o Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário