quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ministério Público cobra plano emergencial para inclusão de catadores de Lixo em 10 dias



 Uma reunião no Fórum de Justiça de Parintins, pede empenho de Secretarias Municipais na elaboração de plano emergencial, no prazo de 10 dias úteis, que inclua os catadores de materiais recicláveis e reaproveitáveis no gerenciamento e gestão dos resíduos sólidos no período do 48 º Festival Folclórico de Parintins.
A reunião ocorreu na tarde de quarta-feira, 15 de maio, no Auditório do Fórum de Justiça Raimundo Vidal Pessoa e contou com a participação de secretários municipais do Serviço Público, Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Ação Social. Além deles, o comissariado de menores, conselheiros tutelares, membros do Pelotão Mirim e Associação dos Coletores de lixo de Parintins compareceram para participar das discussões.
A Procuradora Federal do Ministério Público, Alzira Melo Costa cobrou medidas pontuais que assegurem a inclusão dos catadores, associados ou não associados.  “É preciso que seja implementado, pelo município, mecanismos que assegure os direitos aos trabalhadores, como os Ecos Pontos para a coleta, que facilite o trabalho dos catadores, e também para evitar crianças na catação de resíduos, pois o Ministério Público não tolerará essa prática”.
Alzira Costa sugeriu cobrar a responsabilidade da “logística reversa” das empresas que possuem responsabilidade de recolher da natureza os resíduos de seus produtos, além da conscientização dos parintinenses.
“A população tem que começar a entender que somos responsáveis pelo lixo quando ele sai da nossa casa. Muitas vezes, a população não faz porque não tem conhecimento da necessidade de fazer separação de resíduos em lixo seco e úmido, material que é reaproveitável daquele que não é”.

Carly Anny Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário