quinta-feira, 9 de maio de 2013

Escolas de Monte Sinai e Remanso em situação precária


 A reportagem do Gazeta Parintins esteve na última sexta-feira (03) nas comunidades rurais Monte Sinai (região do Caburi) e Remanso (região do Mocambo). Os moradores reivindicam do poder público municipal reforma de escolas, que estão em situação precária.

    Segundo moradores a Escola Muncipal Monte Sinai nunca passou por reforma 

Na Escola Municipal Monte Sinai, uma sala tem condições de receber os alunos, mas, não há banheiro nem água encanada. As meninas fazem as necessidades em um banheiro de uma igreja, e os meninos, atrás de uma árvore. De acordo com um morador, a professora faz tudo pela escola e pelos 37 alunos que estudam na mesma sala do 1º ao 5º ano e às vezes, arca com despesas da instituição.
Segundo moradores, a escola nunca passou por reforma, desde a construção na década de 80 e a merenda repassada é insuficiente e não há material de limpeza. “A obra do banheiro iniciou ano passado com recursos da APMC, mas por falta de dinheiro paralisou. É preciso melhorar o abastecimento de água da comunidade. O porto, a escola, a estrada, o ônibus tudo precisa de consertos”, relata a presidente da comunidade, Nazaré Teixeira, 55.

                             Medo


Comunitários alegam que os estudantes quando concluem o 5º ano se arriscam todos os dias em um ônibus antigo, com a porta traseira quebrada e a parte de baixo enferrujada, mas precisam estudar na Agrovila Caburi. Além disso, a estrada é esburacada e parte do asfalto existente foi destruída por máquinas pesadas da empresa Andrade Gutierrez, quando realizou trabalhos da obra do Linhão de Tucuruí, ano passado.
“Estamos com medo de mandar os filhos para estudar no Caburi, porque o ônibus é antigo. Nessa estrada péssima, o risco de acontecer uma tragédia aumenta. Nesse período chuvoso a maior parte da estrada fica um lamaçal”, declara Elane Mendonça, 50.

                         Remanso

       E.M.N.S.G. está com portas e janelas quebradas e o banheiro não funciona 


A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, fundada em 2001, nunca recebeu reforma. As janelas e portas estão quebradas e o banheiro não funciona por falta de água encanada. O calor atrapalha o aprendizado dos estudantes. O vice-presidente da localidade Evenicius Cunha, 35, adverte que o único telefone público da localidade raramente funciona, e espera que os apelos dos comunitários sejam atendidos pelas autoridades.


     Situação de uma das portas da Escola Nª Senhora das Graças

Nossa equipe tentou falar com o secretário de educação do município, professor Eduardo Lessa, mas fomos informados no setor que o mesmo não se encontrava.


                   Encaminhamentos

                         Vereador Cabo Ernesto visitou as escolas

O vereador Cabo Ernesto (PTN) esteve nas comunidades e na próxima semana vai expor o problema na Câmara Municipal. Ele afirma que fará os encaminhamentos às devidas secretarias e ao prefeito.
“Os problemas das comunidades, quase sempre são os mesmos. As escolas nunca foram reformadas e estão sem abastecimento de água. Faremos os encaminhamentos aos setores competentes e cabe aos responsáveis resolver”. Sobre a estrada o vereador afirma que já existe um contato com a Andrade Gutierrez que se comprometeu a fazer o reparo após o fim do período chuvoso. Ernesto assegura que vai cobrar da empresa a realização dos serviços.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário