sexta-feira, 31 de maio de 2013

Impasse na merenda escolar do município


Segundo Idalberto Vasconcelos, presidente da Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas de Parintins (Coopapin), a Prefeitura não realizou licitação dos produtos regionais, fornecido pela agricultura familiar, da merenda escolar municipal.
A Coopapin existe há 07 anos e desde 2008 fornece produtos para merenda escolar de Parintins. “Atendemos normalmente as escolas estaduais, mas estamos com impasse quanto ao fornecimento de produtos para a alimentação escolar do município. As chamadas públicas foram suspensas, os preços dos produtos da carne estão fora realidade do mercado local, por isso sugerimos que a comissão de licitação e o Conselho da Alimentação Escolar façam novas pesquisas. No Pará, onde produto sai mais barato, não precisa pagar matadouro”, alega Vasconcelos.
Idalberto frisa que a logística necessária para embalar e congelar a carne e derivados gera custos, por isso não é possível vender o quilo da carne desossada a 10 reais e picadinho a R$ 9,00, pagar matadouro e depois fazer a distribuição nas escolas. “Penso que a administração atual quer gerar emprego e renda no município e o governo federal abre a possibilidade, com a lei de resolução 38, que exige o investimento de 30% do valor da alimentação escolar em produtos regionais. Com isso fortaleceríamos a agricultura e geramos emprego e renda para 212 cooperados”, conta.
Segundo Vasconcelos, a Cooperativa tenta corrigir os embaraços para a normalização da situação da merenda escolar regionalizada do município. Adalberto espera a cooperação da equipe de licitação para a Coopapin colocar um produto de qualidade nas escolas: “Estamos trabalhando com seres humanos, crianças, o futuro de Parintins. Os estudantes precisam se alimentar de forma natural e a agricultura familiar inibi o consumo de produtos industrializados prejudiciais a saúde”.
Procuramos o Secretário de Educação municipal, Eduardo Lessa, mas fomos informados que ele não se encontrava na Semed. Já na prefeitura municipal, a coordenadora de licitação do município, afirmou que o secretário de Planejamento, DielsonBrelaz seria a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, no entanto, fomos informados que estava ocupado, bem como o subsecretário.

Geandro Soares 


Nenhum comentário:

Postar um comentário