quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Modalidade inventada na França ganha adeptos em Parintins


     “Parkour”  é uma modalidade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido possível, usando as habilidades do corpo

José Roberto Batista, Lucas Cidade, Dennis Augusto, André Silva, Jorge Manoel Cordeiro Cohen, são jovens de 17 a 21 anos, que fazem parte do único grupo conhecido em Parintins de “Parkour”, umas das mais novas modalidades do mundo que também pode se tornar febre na Ilha assim como o skate, Free Step e BMX Street. O quinteto pratica a modalidade principalmente na Praça da Liberdade onde tem mais percursos e obstáculos, porém, podem utilizar apenas parte da Praça, porque alegam que são proibidos pela prefeitura de utilizar algumas áreas do local público.

A modalidade de origem francesa de significado em português “O percurso”, é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido possível, usando as habilidades do corpo, criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante, desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto. 

De acordo com José Roberto Batista, 21, os praticantes de parkour são reconhecidos como traceur. “A modalidade requer força, resistência, coordenação motora, concentração, força de vontade, determinação e coragem, para evitar acidentes”.


Os praticantes relatam que não diferente dos outros esportes radicais em Parintins, recebem muito preconceito da sociedade por achar que o Parkour é um esporte de marginal. “Nosso principal obstáculo é o preconceito das pessoas, por isso temos poucas opções de espaço para a prática da modalidade. Aqui na Praça o espaço é melhor, porém só podemos praticar em algumas áreas. A gente não pratica por competição e sim por saúde e lazer”, conta André Silva, 17.

O grupo relata que uma das experiências ruins foi quando estavam praticando a modalidade no Bumbódromo, mas foram abordados por um vigilante de serviço que pensou que eram ladrões, mas logo foi esclarecido.  “Queremos mais espaço para a prática da modalidade e que as pessoas entendem que o Parkour proporciona saúde e lazer a quem pratica e não é coisa de marginal”, declara Lucas Cidade, 17.






Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário