quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pequenos criadores participam de curso de bovinocultura básica

          O Curso foi ministrado pelo médico veterinário do Idam Otacílio José Ferreira Neto


Aconteceu nos dias 21, 22 e 23 deste mês na comunidade Parananema, o Curso de Bovinocultura Básica para pequenos criadores, ministrado pelo médico veterinário do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), Otacílio José Pessoa Ferreira Neto (o Dr Neto). Vinte criadores do município participaram de aulas teóricas que aconteceram no salão paroquial da comunidade e práticas em fazendas da localidade. Durante o curso, os pequenos criadores aprenderam sobre manuseio, alimentação, cura de animais e inseminação artificial para o melhoramento genético bovino no município.
Segundo o veterinário, o curso é prático e baseado em anos de trabalho na criação de búfalos e gado leiteiro. “Temos trinta anos de atividades voltadas à criação e melhoramento genético de búfalo e gado leiteiro. O curso é baseado no dia a dia da fazenda e queremos repassar a experiência aos pequenos criadores do município. Estamos felizes pelo retorno da iniciativa, pois observamos o interesse dos participantes em aprender as lições repassadas e com certeza, será de grande valia para eles”.

                    Objetivo


Neto revela que o principal objetivo do curso é para que em Parintins tenha uma boa oferta de leite o ano todo e ministrar o evento foi um prêmio. “A oferta do leite in natura no município é inconstante. No período da cheia existe pouca oferta do produto e só melhora quando o gado está nas várzeas. Precisamos que os pequenos produtores de leite do município desenvolvam uma técnica e leite de qualidade seja ofertado o ano todo. Com o desenvolvimento de uma boa técnica, podemos até sonhar com a instalação de um laticínio no município administrado por associações ou cooperativas de pequenos produtores de leite”.

O veterinário enfatiza que para haver crescimento na produção de leite, a primeira coisa a ser feita é ajudar os pequenos pecuaristas a desenvolver uma boa produção de gado leiteiro que compreende alimentação de qualidade dos animais, sanidade, manejo e trabalho para o melhoramento genético do rebanho. “Essas ideias trocamos com os criadores que participaram do curso. Até podemos sonhar com uma mudança para melhorar o desenvolvimento e o progresso da nossa agropecuária”.

Aprendizado

 Para o pequeno criador Luiz Viana, o curso quebrou paradigma, pois antes só os grandes pecuaristas tinham acesso a técnicas como as repassadas ao grupo que devido às aulas têm outra visão de como trabalhar. “Cursos como esse só eram ministrados para grandes criadores, nós sempre fomos esquecidos pelos governantes. Após um pedido ao Doutor Neto, estamos aprendendo técnicas de como manusear, curar, alimentar, tirar e manusear o leite com boa qualidade. Como criador, jamais imaginei aprender o que aprendi no curso gratuitamente. Espero que esse seja o primeiro de muitos outros para que a realidade que vivemos mude para melhor”.

Luiz ressalta que os conhecimentos adquiridos no curso somam para a melhoria dos trabalhos na criação, exemplo disso é que agora sabe a proporção de gado para determinado terreno e pastagem disponível. “Aprendemos a reconhecer os sintomas quando os animais estão com determinadas doenças e aplicar remédios receitados pelos veterinários, pois tivemos aulas de como proceder. Aprendemos como fazer inseminação artificial das vacas, coisa que o pequeno criador jamais teve oportunidade se quer de olhar. São pequenas coisas mais que ninguém nunca imaginou aprender, agora sabemos e isso será um passo para que possamos melhorar nossa criação”, finaliza o pequeno criador.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário