quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Caprichoso assina contrato com Rede Amazônica, mas Garantido ainda negocia transmissão do festival



Adneison Severiano Do G1 AM 

A diretoria do Boi Caprichoso assinou nesta quarta-feira (7), o contrato de exclusividade com a Rede Amazônica para transmitir oficialmente as apresentações do bumbá no Festival Folclórico de Parintins. Inicialmente a parceria firmada segue até 2017. A expectativa é que a divulgação do evento pela emissora amplie a exposição do festival no Brasil e em outros países.
No último dia 22, representantes dos bumbás Garantido e Caprichoso assinaram em Parintins, o Acordo Pré-contratual e Protocolo de Intenções com o canal Amazon Sat, a Rede Amazônica e participação da Globo Comunicação para a divulgação regional e nacional do Festival Folclórico 2013.
As duas agremiações têm o prazo de 90 dias para definir os detalhes do pacote de divulgação do evento para decidir firmar parceria. Entretanto, a diretoria do bumbá azul e branco antecipou a decisão e assinou contrato com a Rede Amazônica.
A presidente do Boi Caprichoso, Márcia Baranda, disse ao G1 que o contrato garante a Rede Amazônica o direito de divulgar e transmitir com exclusividade as apresentações do bumbá durante o Festival de Parintins nos próximos cinco anos.
“Na realidade, nós estamos voltando ao que acontecia no passado. Não é novidade o Festival de Parintins na Globo. O próprio David Assayag quando estava no boi contrário [Garantido] esteve no Programa Domingão do Faustão e os dois bumbás se apresentaram no Criança Esperança. Durante o período da década de 1990, quando estávamos com o canal Amazon Sat, a Rede Amazônica e a Globo, os bois estouraram”, enfatizou a presidente.
A proposta aceita pelo Caprichoso envolve entradas ao vivo na grade da Rede Globo nos Jornais Hoje, Nacional e Jornal da Globo, além dos programas Altas Horas, Domingão do Faustão, Programa do Jô, Luciano Huck, Globo Repórter e Profissão Repórter.
No Amazonas, será incluída a grade jornalística da TV Amazonas e a transmissão ao vivo pelo Amazon Sat com canal aberto para 140 países. Também farão parte do pacote o G1, Rádio Amazonas FM, Portal Amazônia, Rede Globo e Studio 5 Centro de Convenções.
Márcia Baranda ressaltou que a decisão foi tomada em consenso com integrantes da diretoria e dos conselhos do Caprichoso. “Queremos mostrar para o Brasil e o mundo o nosso trabalho, a nossa cultura que tanto amamos. Esse é o objetivo do Caprichoso quando firmou essa parceria. Não estamos preocupados somente com o boi: Parintins será beneficiada com o crescimento do festival através da vinda de mais turistas”, frisou a presidente.
Mesmo antes da parceria ser fechada, o levantador de toada do Boi Caprichoso, David Assayag, já demonstrava otimismo do possível retorno da Rede Amazônica ao Festival. Ao G1, David afirmou que a emissora deve trazer avanços maiores na divulgação, ainda mais significativos do registrado no período da década de 1990, quando a Rede era detentora dos direitos de transmissão das apresentações dos bumbás.
“Com certeza o Amazon Sat trará novos horizontes na divulgação do Festival. Eu torço realmente que os bois assinem com a Rede Amazônica para ampliar essa divulgação no Brasil e no mundo. A proposta dará maior visibilidade aos bois pela divulgação mais abrangente. Mesmo sendo festival conhecido nacional e internacionalmente deve atrair mais turistas nas próximas edições do festival”, destacou David Assayag.

Garantido ainda negocia transmissão do festival de Parintins

Márcio Costa - Assessoria do Boi Garantido


O presidente do Boi Garantido, Telo Pinto afirmou na manhã desta quinta feira, 07, que a diretoria do bumbá continua analisando as propostas apresentadas pelas emissoras de televisão para obtenção dos direitos de transmissão do Festival de Parintins a partir deste ano. Até o momento a diretoria assinou protocolo de intenções com a Rede Calderaro de Comunicação e com a Rede Amazônica.
“Há a possibilidade real de propostas de outras emissoras nacionais para transmissão do festival. Não podemos fechar as portas pra ninguém. Vale reiterar que a diretoria e os conselhos do bumbá buscam de forma intransigente resguardar os interesses não só do Boi Garantido, mas de Parintins e do Festival Folclórico como um todo”, enfatizou Telo Pinto. 
O dirigente estranhou a forma contraditória que a presidente do contrário atuou assinando o contrato de transmissão unilateralmente. “Nós fomos criticados por apenas termos assinado uma proposta em Manaus sem a presença do boi contrário. Já eles foram além, assinaram o contrato de transmissão do Festival, que tem valor jurídico”, destacou. 
Telo finalizou informando que a posição da presidente do boi contrário não define a questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário