quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Carnailha 2013 começa neste domingo



O Carnailha 2013 começa no próximo domingo de carnaval, 10, na avenida do Samba. O início da festa está previsto para às 17h e um número expressivo de espectadores é esperado para acompanhar as apresentações dos blocos irreverentes os primeiros a se apresentar.
Cada grupo de irreverentes terá no mínimo 20 e máximo 30 minutos de apresentação. No sábado os carros devem ser levados para a área de concentração na rua Paraíba. Na segunda-feira (11), os blocos da chave A comandam a festa e na terça os grupo especial.  No total serão 5 dias de folia. Na próxima sexta e sábado ocorre os últimos feirões dos blocos.
De acordo com o coordenador de eventos da prefeitura Edvan Oliveira, a inovação do Carnailha 2013 são arquibancadas de ferro pré-moldadas com coberturas que já estão praticamente prontas, para que as pessoas fiquem protegidas do sol e da chuva. “O parintinense pode se divertir com tranquilidade, que terá um esquema de segurança. Esse é um Carnailha impar diferente de outros, estamos trabalhando para que seja o melhor da história”, relata.
A ordem de apresentação da Chave de acesso que acontece domingo está assim definida: Os Belezuras, Os Hippies e Nós Somos o que Vocês já Sabem. Na chave dos irreverentes, Chitara da Chapada, Lagarto Salgado, Invasão na Folia, Estou Contigo e Não Abro, Entre Tapas e Beijos, Amor e Cana, Os Piratas, Pantera Cor de Rosa, Os Papudinhos e Tiazinhas. Segunda-feira, na chave A primeiro Os Metralhas, Os Titãs, Cruz de Malta, Império dos Palmares e Fax Clube. Terça-feira, no grupo Especial, Os Carnavadios, Bad Boy, Kam, Ursos Polares, Unidos do Itaúna e Rubro Negro.

Preparativos

    Blocos trabalham nos últimos detalhes dos carros alegóricos 

Os blocos preparam os últimos detalhes para o desfile. Foram semanas de trabalho e o público vai acompanhar o resultado nos dias de folia. Os Hippies segundo bloco a adentrar domingo na Avenida, pelo grupo de acesso dos irreverentes, vai mostrar o enredo “Indiana”, de acordo com o presidente Ocivaldo Santos (o Codó). “Vamos falar da vaca, do boi, porque é irreverente, tenho certeza que seremos campeões e subiremos para o grupo especial dos irreverentes”, relata.
Já os Papudinhos quer surpreender e conquistar o título dos irreverentes, para isso vai contar a trajetória de vida de Amarildo Leal. “Nosso carro vem diferente dos outros. A pedido do homenageado que é conhecido como Cará, vem um cará na frente puxando o carro, vamos fazer um bom Carnaval e queremos ser campeão”, diz o artista Altemar Fonseca.
O Rubro Negro encerra o Carnailha 2013. O bloco do grupo especial se apresenta na madrugada de quarta-feira, e quer o tricampeonato. O enredo do bloco é “Os Segredos dos Faraós”. “Sempre tivemos vontade de contar esse tema na Avenida, fizemos um trabalho de pesquisa e formamos uma boa equipe”, relata Rogério Azevedo.

Acordo

O coordenador de evento da prefeitura Edvan Oliveira, relata que existe um acordo verbal que passará a ser contratual, onde os blocos assumam compromisso não só com a prefeitura, mas para o município de Parintins.
“Nos últimos anos temos visto as mazelas de alguns blocos que recebem as verbas e não têm a decência de ir para a Avenida a respeitar o público que está presente. Esse acordo foi passado pelos blocos da coordenação. Vamos fiscalizar e os blocos que não tiverem condições de realizara um trabalho, ao nível dos outros, serão excluídos do Carnailha a partir do ano que vem”, disse. Edvan ressalta que o regulamento vai ser o mesmo dos anos anteriores, porém para 2014 terá mudanças.

Segurança

O 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins vai atuar na segurança da população. O grupo é formado pela 
Guarda Municipal e um efetivo de 40 policiais vindos da Capital do estado ajudará no reforço. Na manhã de ontem o 11º Batalhão participou de uma reunião no Centro do Idoso, para estabelecer a forma de atuação no evento.
De acordo com o subcomandante da PM de Parintins, Tenente Judiss, há um mês a Polícia Militar planejar para que tudo ocorra dentro da normalidade. “A PM vai estabelecer um policiamento ostensivo de excelência, conforme nossa missão constitucional. Vamos contar com um reforço de 40 policiais militares de Manaus mais o efetivo do Batalhão Tupinambarana e a Guarda Municipal”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário