quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Robson Bruce é a nova promessa do atletismo parintinense



Robson Bruce de Souza, 15, estudante do segundo ano do ensino fundamental no Colégio Batista, é a nova promessa do atletismo local que pode levar o nome de Parintins aos pódios estaduais e nacionais. Com a marca de seis metros e quarenta e dois centímetros, ele detém a segunda melhor do Amazonas no salto em distância, na categoria juvenil, e pode se tornar o campeão da modalidade nas próximas competições.
Segundo o professor Carlos Meireles, coordenador de esporte e lazer em Parintins, que descobriu o jovem em um treinamento de aptidão esportiva, Robson é uma surpresa do atletismo em Parintins que está em ascensão. “Ele era goleiro de futsal, passou a treinar corrida de velocidade e ao realizar uma avaliação de teste em salto em distância, foi o melhor. Desde então passei a treiná-lo. Ele saltava 5 metros 25 centímetros e agora salta 6 metros e 42 centímetros”, afirma o treinador.
Para o professor, a marca é surpreendente, pois em Manaus os atletas da mesma categoria, porém, mais velhos, não conseguem passar de 6 metros. “O campeão amazonense dessa categoria é de Manicoré e tem 17 anos. O Robson é muito dedicado aos treinamentos e se continuar deve superar a marca amazonense e se tornar campeão”, frisa.
Robson revela que treina de segunda a sábado e espera chegar aos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) e conquistar a medalha de ouro. “Sei que os melhores atletas são convidados pelos Centros de Ensino da Capital para estudar e treinar. Espero conseguir despertar o interesse de alguma faculdade, pois pretendo no futuro cursar Engenharia Civil. No momento treino e me dedico ao máximo para chegar ao JEA’s deste ano com chances de trazer a medalha de ouro para minha cidade”, finaliza o atleta.

Atleta precisa de apoio para competir com representantes de outros Estados


Para Carlos Meireles, Robson Bruce é um talento nato que precisa de incentivo para conseguir chegar às competições com os mesmos níveis dos atletas de outros Estados para vencer as provas. Ele afirma que um ex-atleta de Cuba que mora em Manaus ficou impressionado com o desempenho do parintinense.
“O ex-atleta Olímpico, o cubano Rheyner, quando viu o Robson saltar ficou impressionado e disse que precisa ser feito um trabalho específico direcionado para que ele cresça na modalidade. Ele acredita no potencial do garoto. Pela juventude do Robson e por ser disciplinado, se houver apoio nos treinamentos, com certeza vai trazer muitas alegrias para Parintins”, afirma o professor.
Meireles lembra que os melhores atletas do Amazonas da atualidade são do interior. “O Robson é uma prova que no interior tem qualidade, a nata do atletismo amazonense precisa ser olhada pelo governo do Estado e pelas Federações. Tenho certeza que este ano com apoio da prefeitura, através do professor Eduardo Lessa, esses atletas vão chegar as competições estaduais e mostrar a força de nosso atletismo”.
De acordo com o treinador, a meta até o fim deste ano é que o Robson consiga saltar 7 metros, e até o fim de 2014 se aproxime do índice nacional que é de 7 metros e 84 centímetros. “Ele saltando mais de 7 metros vai representar o Amazonas nas competições nacionais e tem potencial para isso”, diz Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário