quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Denúncia de matança de animais silvestres no interior chega ao Ibama



Crime ambiental estaria acontecendo nas regiões do Monte Sinai, Mocambo e Caburi

Moradores da região do Mocambo e Caburi denunciam junto ao escritório local do Instituto Brasileiro de Recurso Naturais e Renováveis (Ibama), a matança indiscriminada de animais silvestres naquelas comunidades. Eles alegam que disparos de armas de fogo feitos por caçadores coloca em risco a vida de pessoas naquelas áreas.
Segundo Salvador Leal, agente do Ibama em Parintins, as denúncias chegam principalmente das comunidades do Monte Sinai, Mocambo e Cabury. “Os caçadores estão matando animais silvestres como Capivaras, veados, pacas, tatu e outros que nesse período estão sendo abatidos em baixo das fruteiras e outros locais. Essas pessoas sabem que é proibida a caça dessas espécies protegidas por Lei, mas infelizmente a falta de consciência é maior e matam tudo que conseguem”, frisa Leal,
O agente revela que a população daquela área está apavorada, pois, os afirmam que todas as noites naquelas regiões acontecem verdadeiros tiroteios. “A barulheira de tiros é tão grande que amedronta os moradores. Pela proximidade das casas, os tiros colocam em risco a vida das pessoas, pois uma bala ou um chumbo perdido pode atingir alguém e matar”, diz ele.
De acordo com o agente, os presidentes das comunidades onde acontecem esses casos, precisam chamar atenção dos comunitários para que não pratiquem esses atos que vão de encontro a legislação. “Se alguém for flagranteado por essa prática vai sofrer as penalidades. Vamos realizar uma fiscalização e tentar chegar aos suspeitos de estarem praticando esses crimes”, finaliza Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário